top of page

Para As cidades invisíveis de Ítalo Calvino, 1998

Fotografia

Uma câmara de orifício ou “buraco de agulha” foi acoplada ao meu corpo, segura pelas mãos, na altura do peito e desta forma, passou a incorporar o pulsar da respiração e posteriormente o andar. Surgiu assim o ensaio Para As cidades invisíveis de Ítalo Calvino.

1 neg cinza.jpg

....Na realidade, muitos dos cegos que batem as bengalas nas calçadas de Zirma são negros, em cada arranha-céu há alguém que enlouquece, todos os loucos passam horas nas cornijas, não há puma que não seja criado pelo capricho de uma moça. A cidade é redundante: repete-se para fixar alguma imagem na mente....

 

As cidades invisíveis

Ítalo Calvino

7 neg cinza.jpg
5 neg cinza.jpg
4 neg cinza.jpg
2 neg cinza.jpg
6 neg cinza.jpg
3 neg cinza.jpg

Esta série, foi realizada com uma câmera buraco de agulha, confeccionada com um tubo de aproximadamente 10 cm de diâmetro. Foram produzidos negativos em papel fotográfico no tamanho 18 x 24 cm. Posteriormente, estes negativos foram digitalizados para a impressão no tamanho 120 x 100 cm, sendo utilizado como suporte um laminado de alta resistência da marca Formica®.

O avesso do avesso – SP_464

Galeria Monica Filgueiras/SP/SP/Brasil

20180205_141055 a.jpg

2018 - Exposição em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, curadoria de Miguel Paladino realizada na galeria Monica Filgueiras,  organizada pela galeria Biographica por Monica Vendramini.

convite_pq.jpg
bottom of page