top of page

Corpo comestível

Apresentações realizadas

2004 – CORPO COMESTIVEL - SESC RIBEIRÃO PRETO

1.jpg
SESC RP 11.jpg
SESC RP 13.jpg
3.jpg
SESC RP 5.jpg

A apresentação no Sesc de Ribeirão Preto, esteve muito próxima do projeto original, exceto pela performance, que acabou não sendo preparada de modo satisfatório. Então, a solução foi substituir as personagens femininas pela presença de um ator, um homem. Tal opção foi realizada para que as personagens femininas ficassem preservadas; o ator, vestido de terno preto, deu início ao banquete, retirando, de maneira bastante rápida, os tecidos de filó que cobriam os chocolates e convidando as pessoas a comerem. Houve a interação surpreendente. Em 15 minutos, foram comidos 60 quilos de chocolate. Nada sobrou, nem mesmo as rosas do cenário. As pessoas acabaram por levar tudo. Tal como o desejado.

SESC RP 9.jpg
20.jpg
SESC RP 10.jpg

2004 – CORPO COMESTÍVEL – PROCESSO  INAUGURAÇÃO DO SESC PINHEIROS

SESC P 7.jpg
10.jpg
6.jpg
11.jpg
SESC P 10.jpg
5.jpg
7.jpg

Já no Sesc Pinheiros, os organizadores gostariam que fosse mostrado um pouco do processo do trabalho artístico. Assim, foi preparado o Corpo comestível em processo. Os chocolates estavam lá e as pessoas iriam comê-los, é claro. Mas, também seria mostrado como tudo aquilo era feito. Então, foi criada uma linha de montagem, com várias mesas; na primeira, estavam os chocolates; na segunda, os moldes de silicone; na terceira, os positivos de gesso; na quarta mesa, os moldes de gesso produzidos lá, na hora; e, na quinta mesa, me deitei e meu corpo serviu de matriz para os moldes.

A ideia de abordar o Corpo comestível em processo, diferentemente da primeira versão, mostrou a sequência do trabalho, em que o enfoque maior foi dado à feitura – ao fazer. O tempo da performance foi determinado em, pelo menos, três horas, com início às dez horas da manhã, e previsão de termino às treze horas. Nessa etapa, os chocolates foram dispostos lentamente sobre mesa, e imediatamente cobertos com o filó. A todo instante as pessoas, que circulavam pelo ambiente, se interessavam pelo que estava acontecendo e queriam saber quando os chocolates seriam comidos, o que aconteceria somente ao final de todo o processo, antes deveriam ser observados, com seu perfume se espalhando, criando uma certa euforia.

A moldagem do corpo foi um momento especial nessa apresentação. Imóvel, com gaze gessada sobre o corpo, pude ouvir comentários incríveis por parte das pessoas que assistiam à cena. Talvez nesse momento tenha surgido a ideia de registrar a fala do público. Por fim, quando as pessoas puderam comer o corpo, como na primeira vez, nada restou.

2004 – CORPO COMESTÍVEL – SENAC SANTO AMARO

SENAC 1.jpg
12.jpg
19.jpg
13.jpg
14.jpg
16.jpg
15.jpg

Apresentei novamente Corpo comestível no Seminário Corpo & Arte, realizado no Senac Santo Amaro. Dessa vez acrescentei uma das personagens à performance, que eu mesma interpretei. Ritualisticamente, quis que pelo menos uma delas estivesse lá nessa apresentação, dando início ao ato de comer. A escolha recaiu sobre a persona de preto. Há, nesse ponto, uma questão interessante: a roupa, o figurino.

Novamente existe um cenário, uma grande mesa com tecidos de filó branco e vermelho, com os chocolates sobre eles. A personagem caminha descalça percorrendo uma grande área, no térreo, com piso de pedra, desenvolvendo um movimento espacial. Instala-se um estranhamento: local asséptico, desprovido de personalidade e a figura feminina deslocada de seu ambiente. O caminhar lento é circular. Minutos depois, o ritmo é quebrado e a figura feminina começa a subir as escadas em direção a outro cenário. Aproxima-se da mesa e retira o filó que (re)cobre o CORPO COMESTÍVEL, envolve as costas com ele, como se fosse parte do figurino – uma estola, e abandona a cena, agora, descendo a escada de modo sereno, leve e lentamente.

2007 – CORPO COMESTÍVEL – HOOD COLLEGE/EUA

EUA 5.jpg
EUA 2.jpg
EUA 4.jpg
EUA 3.jpg
EUA 1.jpg
EUA 6.jpg
EUA 8.jpg
EUA 9.jpg

A quarta apresentação do Corpo comestível surgiu de um convite do professor Rick do Santos para apresentá-lo no evento Acquired Tastes: Food, Drink and Culture, realizado no Hood College em Frederick, Maryland, em 2007. O evento foi copatrocinado pelos departamentos de Artes e de Línguas Estrangeiras, Centro de Atividades Discentes, Honors Program e Programa de Estudos Femininos, Liga da Maioridade Feminina e La Union Latina. Dessa vez acrescentei a personagem vestida de vermelho à performance, que eu mesma interpretei.

EUA 10.jpg

2011 – CORPO COMESTÍVEL – SESC SANTANA/SP

Sesc snatana 10.jpg
Sesc snatana 8.jpg
Sesc snatana 7.jpg
Sesc snatana 3.jpg

A quinta apresentação aconteceu no evento Comendo com os olhos organizado pelo SESC Santana, nos dias 17 e 18 de dezembro.

No registro de documentação desse trabalho em vídeo, observa-se o envolvimento do público com expressões fantásticas: o comer compulsivo, o olhar de desejo, etc. Há de se levar em conta a questão do registro desse tipo de evento, diferentemente dos primeiros registros dos happenings que tinham mais o sentido cinematográfico de documentar, tomo como exemplo a performance Antropometrias da Época Azul, 1960, de Ives Klein. Hoje, o vídeo arte acrescenta além do registro documental uma outra via, um terreno para ampla exploração, propiciando a construção de um universo paralelo que parte da documentação das aparências e vai além delas, podendo fazer visível o que não está. “Baseia-se na realidade, mas a atravessa, cria um caminho para a ficção que se torna demasiado real”. (Gimenez, falta ano? 215)

Também surgiu assim, depois das cinco apresentações, a necessidade de incluir o registro do som ambiente, por meio da gravação dos comentários, que serão utilizados, posteriormente, em um vídeo arte. Reforçando o caráter do que Schechner chama multiplex code e que resulta “de uma emissão multimídica (drama, vídeo, imagens, sons), que provoca no espectador uma recepção que é muito mais cognitivo-sensória do que racional” (Cohen, 1989, 30)

Sesc snatana 9.jpg
Sesc snatana 4.jpg
Sesc snatana 2.jpg
Sesc snatana 11.jpg
Sesc snatana 5.jpg
Sesc snatana 6.jpg

Meus queridos amigos Wilton Garcia e José de Quadros que estiveram presentes no evento.

2018 – CORPO COMESTÍVEL – SESC SANTO ANDRÉ/SP

Sesc santo andre 1.jpg
Sesc santo andre 4.jpg
Sesc santo andre 3.jpg
Sesc santo andre 2.jpg

A sexta apresentação aconteceu na abertura da exposição Rosa Esteves -  Impressões: Sentimentos do corpo no SESC Santo André/SP.

Sesc santo andre 5.jpg
bottom of page