2016 - Nutritivas - Água/Fogo/Terra/Ar
Exposição realizada na Casa Contemporânea, São Paulo/SP/Brasil
Arte contemporanea
Nutritiva, argila moldada com sementes
Nesta série utilizei o molde de partes de meu corpo para construir pequenas bonecas de argila que nos remetem à representação das deusas das civilizações pré-históricas. Ao moldar a argila inseri sementes que após alguns dias começaram a germinar.
A germinação modificou sua estrutura, desfigurando-as. A argila que inicialmente continha muita água, secou e por consequência, os pequenos brotos morreram. As bonecas, antes lustrosas, se transformaram em pequenos espectros emaciados, que foram conservados para dar continuidade a uma outra etapa da pesquisa: a reintegração na natureza, espaço ideal não somente cenário mas coadjuvante ativo na transformação da obra.
São quatro situações para a transmutação das NUTRITIVAS – a dissolução pela água, a transformação pelo fogo, a mimetização na terra estando sujeita às intempéries e por último, seu esfacelar transformando-as em pó, levadas pelo vento.
Este projeto vem sendo construído através de vários atos performáticos que tiveram início em 2007 e foram realizados em locais e condições diversas.
Nutritiva - Água
Em dezembro de 2007 e janeiro de 2008 as Nutritivas foram imersas em água corrente até se dissolverem. Esta ação foi registrada com uma câmera subaquática e resultou em uma série de pequenos vídeos, posteriormente editados.
Local: Maringá, Visconde de Mauá, Rio de Janeiro, dezembro de 2007/janeiro de 2008.
Nutritiva - Fogo
Em janeiro/março de 2009 Nutritivas foram colocadas em uma grande fogueira e transformadas pela ação do fogo em fragmentos cerâmicos. Este evento aconteceu à noite.
Local: Carrancas, Minas Gerais, janeiro/março de 2009. Socorro, São Paulo, maio de 2016.
Purmamarca, Província de Jujuy e Quebrada de Las Flechas, Ruta Nacional 40, Cafayate, Província de Salta, Argentina em maio de 2012 e 2013.
Milho Verde, Distrito de Serro, Serra do Espinhaço, Minas Gerais, maio de 2013.
Nutritiva - Terra
Em maio de 2012 durante uma longa viagem de carro pela Argentina, as Nutritivas foram devolvidas à terra, mimetizadas ao ambiente e sujeitas às intempéries.
Em maio de 2013, retornamos a mesma região e aos mesmos sítios para observar a ação provocada pelo tempo. Das seis Nutritivas foram encontradas três que estavam em locais mais abrigados.
No mesmo ano, em viagem à Milho Verde, Minas Gerais, mais duas foram integradas a natureza.