top of page

Corpo comestível

Doação ao acervo do MARP

Museu de Arte de Ribeirão Preto - Pedro Manuel-Gismondi

arte comestivel

MARP.jpg
Doação MARP 1.jpg
Multiplo 1.jpg
Doação MARP 2.jpg

Reunião do Conselho do MARP para deliberação sobre a inclusão da obra ao acervo do museu.

São Paulo, 15 de junho de 2005

 

 

Sr. Nilton Campos

Coordenador de Artes Visuais  

Museu de Arte de Ribeirão Preto – MARP

Rua Barão do Amazonas, 323

Ribeirão Preto - SP, Cep 14010-120

Fone: (16) 3635 2421

 

 

Prezado senhor,

 

 

Encaminho em doação ao Museu de Arte de Ribeirão Preto – MARP, a obra Corpo comestível, exemplar assinado de número 15/20, para que faça parte do acervo desta instituição.

Esta obra para ser completa tem que ser consumida, e o meu desejo é que este objeto - Corpo comestível de chocolate, não seja conservado como tal. Ele deve ser comido. O objeto mais o ato de comer são unos, não podem ser desmembrados.

 

Este múltiplo, um exemplar de arte comestível, propõe várias questões para discussão, e pressupõe  a interação do público com o objeto de arte “numa tendência da aproximação ainda mais intensa entre os dois polos da criatividade, o momento da produção e o momento da recepção” *.

 

Então, como  incorporar ao acervo, esta obra de arte?

 

Esta proposta é dirigida não só ao corpo diretivo do museu, mas aos funcionários, à Associação de Amigos do MARP, artistas e ao público em geral.

 

O pressuposto principal é não guardar o corpo de chocolate como fragmento de um todo, mas pensar o que deve ser “conservado”.

 

O que fica de uma obra que se torna ou é imaterial? Não é com certeza só registro do evento,  importante mas não suficiente para se “preservar” a obra, é para além - o impalpável. É o conceito, a ideia? É a possibilidade de se refazer e recriar o momento uma outra vez? E a relação com o público, parte integrante da obra? E como um museu conserva esta obra imaterial?

 

Fica aqui um convite, um desafio, para que ao receberem Corpo comestível ele possa ser fruído, e que este fato possa oferecer às pessoas, que participarem desta discussão, algo em que pensar, seja em seus corpos, seja no universo feminino, seja sobre os rumos da arte.

 

Encaminho, também, para a documentação um DVD com as três apresentações da performance  Corpo comestível realizadas em 2004.

 

 

Atenciosamente,

 

 

Rosa Esteves

*GIMÉNEZ, Ruben Hernández. “Vídeo – Imagens para a imitação de uma fratura”, in Vicente Peris-Gestos y ceremonias. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1999-2000, p. 214.

Carta enviada à direção do Museu que deveria ser lida antes que Corpo comestível fosse comido pela comissão.

2007 - Exposição MARP15ANOS, Museu da Arte de Ribeirão Preto/SP/Brasil

Doações recebidas e incorporadas ao acervo do museu

Doacao MARP 3.jpg
Doacao MARP 4.jpg
Doacao MARP 5.jpg

Aspecto da obra Corpo comestível doada ao acervo do MARP

bottom of page